Ecoturismo

O Ecoturismo é um segmento da atividade turística que utiliza de forma sustentável o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista através da interpretação do ambiente, promovendo o bem estar das populações envolvidas.


É uma atividade que não envolve somente a utilização dos nossos recursos naturais como uma proposta de atividade lúdica e de lazer, ou seja, não é somente levar os turistas para um lugar natural e conservado, para que possam admirar de forma mais próxima as belezas naturais e interagir com as mesmas. Claro que isso faz parte. Tocar, interagir, sentir o ar, a terra, a água, caminhar, fazer trilhas, dentre outras atividades fazem parte da essência do ecoturismo, mas seu conceito é muito mais amplo.

Envolve a conservação daquele ambiente natural, na busca da sustentabilidade, tema sobre o qual discorreremos a seguir. Infelizmente, ainda há muitos erros na prática do ecoturismo, como a falta de um programa de educação ambiental que leve à sensibilização e conscientização dos turistas sobre a importância da conservação da natureza e do respeito às comunidades e populações que residem naquele ecossistema que está sendo visitado.
 
                    Trilhas


Trilha com grau de dificuldade leve, para caminhada, observação da fauna e flora, possibilitando uma maior integração entre a natureza e o ser humano,


 Observação de aves
 










              
      Piquenique na Serra da Mantiqueira

Viva esta experiência! Caminhando pela mata, observando a vida silvestre e saboreando as guloseimas feitas na fazenda em um piquenique para ser apreciadao as margens do riacho em meio a natureza.



Fazenda Renópolis
Rod. Floriano R. Pinheiro, Km 38 Santo Antonio do Pinhal - SP
Tel: (12) 3666-1470
contato@renopolis.com.br


Serra da Mantiqueira


      Entre as regiões que concentram remanescentes de ecossistemas, a porção superior da serra da Mantiqueira está entre as mais importantes, com grandes áreas de florestas entremeadas por pastos, áreas agrícolas, silvicultura e áreas urbanas.
      A serra da Mantiqueira é uma extensa cadeia de montanhas, que segue paralela à costa leste do Brasil, formando o segundo degrau do planalto brasileiro (o primeiro é a serra do Mar, mais próxima ao oceano). Caracteriza-se pelas elevadas e íngremes escarpas voltadas para o vale do rio Paraíba do Sul, cujos desníveis excedem a 2.000 m. No reverso da serra, as encostas tendem a ser mais suaves.
      Situada nos estados de Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, seu trecho mais contínuo e expressivo é aquele localizado ao longo do médio vale do rio Paraíba do Sul, que chega, freqüentemente, a mais de 2.200 metros de altitude. Nessa região, a base das encostas que formam a Mantiqueira está em altitudes próximas aos 500 metros, enquanto as áreas superiores chegam aos 2.700 metros, como o pico das Agulhas Negras, no PARNA Itatiaia, e a Pedra da Mina, ponto culminante da serra da Mantiqueira e quarto mais alto do Brasil (2.798 m de altitude). Trata-se de uma região montanhosa de extrema beleza cênica e repleta de nascentes de importantes rios, que abriga fragmentos florestais em estágios avançados de sucessão ecológica e remanescentes de campos de altitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário