domingo, 26 de setembro de 2010

Turismo de Aventura e Ecoturismo

       A Serra da Mantiqueira é uma das regiões do estado de São Paulo com uma das maiores áreas preservadas e de grande biodiversidade, tendo vocação natural para o desenvolvimento de atividades turísticas e alternativas produtivas que viabilizam a preservação ambiental e garantam a sustentabilidade socioeconômica da região. Tem paisagens exuberantes, clima muito agradável e uma série de possibilidades para atividades ao ar livre. E oferece  hoje, a seus visitantes, o autêntico turismo de Aventura e Ecológico.
     São mais de 100 trilhas espalhadas pelas montanhas e rios de Campos do Jordão e Santo Antonio do Pinhal. Os picos altos convidam para o rapel e as águas para um mergulho de banho frio.
     Quem aprecia mais passear pode escolher uma das centenas de trilhas para explorar a beleza da fauna e flora.

 
    A Fazenda Renópolis, localizada as margens da Rodovia Floriano R. Pinheiro, em Santo Antonio do Pinhal, tornou-se referencia não só para os turistas que passam pela estrada a caminho de Campos do Jordão e se acostumaram a dar uma paradinha para tomar um saboroso chá, mas, também para exemplificar uma proposta de sustentabilidade na agricultura familiar. Toda a produção é orgânica e, no caso da fruticultura, a família inaugurou há anos, intuitivamente, o conceito de agrofloresta, que hoje está em evidência. Nesse processo, as árvores frutíferas são plantadas em meio a mata nativa, de forma consorciada Dentro dela, existem 20 alqueires de mata nativa onde se encontram trilhas, cachoeira, ótimos locais para escalada e a belíssima paisagem da Serra da Mantiqueira.
     Dentro da Fazenda existe uma Casa de Chá , aonde se encontra mais de 40 tipos de chás, cujas ervas são cultivadas organicamente e depois desidratadas. O chá também é acompanhado de vários tipos de bolos e tortas e uma loja aonde é vendido o artesanato local, produtos com ervas medicinais e aromáticas que são produzidos pela própria família com matéria prima da fazenda, geléias, doces e licores produzidos com frutas plantadas em meio a mata natural da fazenda.

                             Santo Antonio do Pinhal
         A bela Serra da Mantiqueira, no Vale do Paraíba, apresenta inúmeras possibilidades para um delicioso final de semana, seja a dois, sozinho ou em família. Frio, boa gastronomia e a natureza verde e estonteante das montanhas são marcas da região. E é nesse paraíso que está situada a pequena cidade de Santo Antonio do Pinhal, alternativa para quem quer desfrutar do inverno mas pretende ficar bem longe do tradicional agito e consumismo exacerbado das cidades mais badaladas.
       A uma altitude de 1.143 metros, é comum no inverno os termômetros registrarem temperatura próxima ou menor que 0°C, o que pode provocar geadas, modificando a paisagem natural. Na bolsa, além de casacos e botas, leve agasalhos e tênis, afinal de contas, a estância climática investe nas modalidades de turismo rural, ecológico e aventura. Muitas trilhas cortam a mata, conduzindo o visitante a cachoerias exuberantes de águas cristalinas. O descanso e a contemplação são recompensa para quem aceitou o desafio. Não há outra escolha se não parar e ouvir o barulhinho da água descendo entre as pedras, curtir a canção dos passarinhos e observar a diversidade da nossa Mata Atlântica, que apesar das investidas cruéis do homem, luta cotidianamente para se manter viva.
      Amantes de esportes radicais: não deixem de visitar o Pico do Agudo, ideal para a prática do voo livre, tanto de parapente como de asa-delta. Dizem os praticantes que “o Pico Agudo é o único local onde dá voo o ano todo”. Atenção: não é exclusivamente para aventureiros. Se você faz o tipo que gosta de saber onde está pisando (de preferência em terra firme), fique tranquilo. O Pico do Agudo também é ideal. Dono de uma vista panorâmica privilegiada, é o único pico de altitude (1.700 metros) na América Latina que proporciona vista de 360°. Dali podem ser avistados a Pedra do Baú em São Bento do Sapucaí; o Vale do Paraíba, podendo, em dias claros, visualizar a cidade de São José dos Campos e até a Basílica de Nossa Senhora Aparecida. O Pico fica a apenas nove quilômetros do centro e o acesso é por carro.


O pinhão


Na Mantiqueira, não importa a direção do olhar, sempre haverá uma araucária compondo a paisagem.


Árvore típica da região, cresce majestosa em meio às montanhas. Sua copa alta e imponente lembra um cálice. É dela que nasce o saboroso pinhão, muito utilizado na culinária da região, que faz par perfeito com a truta, famoso peixe das águas frias. O nome da cidade é uma homenagem às diversas espécies de araucária
 encontradas no município.


Fonte: Revista SIMESP - Ivone Silva